John Textor, CEO do Botafogo, teria usado parte do prêmio do clube brasileiro na Libertadores para ajudar o Lyon, clube francês que também pertence ao norte-americano.
Segundo informações, no documento publicado pela Uefa a respeito do controle financeiro dos clubes, foi possível ver que Textor indicou parte da premiação do time carioca para ‘salvar’ o clube francês de ser excluído da disputa da Liga Europa pelos problemas financeiros.
Os franceses disputam a Europa League e se classificaram para as oitavas de final após conseguirem a sexta melhor campanha na fase inicial. No entanto, a equipe correu o risco de ser desclassificada devido as finanças.
Por ser campeão da Libertadores, o Botafogo embolsou 23 milhões de dólares em premiação, mas totalizou 33,3 milhões por toda a campanha vitoriosa. O valor foi enviado por Textor ao órgão da Uefa no dia 13 de dezembro.
Nesta ocasião, o órgão já havia recebido recomendação para que o Lyon fosse desclassificado da Europa League, caso não apresentasse seus extratos financeiros até 30 de janeiro de 2025.
Com o dinheiro em conta, Textor defendeu o clube francês citando o aporte próprio que teria feito e disse também que estava “ativamente explorando opções sustentáveis para assegurar a viabilidade de longo prazo do clube, incluindo contribuições projetadas para as próximas semanas”.
Além disso, o norte-americano teria citado alguns exemplos de receitas iriam contribuir para a situação financeira do clube francês, citando até mesmo transferência de jogadores e venda de pre-IPO, ou até mesmo premiação da Conmebol relacionada ao Botafogo.
Além do Glorioso, o Crystal Palace também foi citado no processo, contando com o dinheiro da venda de suas ações na Premier League.
Em contato com a ‘ESPN’, o Botafogo reforçou que a Eagle Football Holdings, empresa de Textor, opera todos os seus clubes com um sistema de caixa único, e com isso, qualquer equipe do grupo pode fazer uso de ativos de outros times.
Com todas aquelas garantias, a Uefa tomou por decisão não eliminar o Lyon imediatamente da Europa League, mas os demonstrativos financeiros deviam estar devidamente auditados até o dia 30 de janeiro.
No dia 29, um dia antes do prazo, a Primeira Câmara do CFCB decidiu que o Lyon satisfez, dentro do prazo, a condição imposta pelo órgão (…) Consequentemente, o Lyon não está desclassificado da Europa League 2024/25″, diz a decisão.
No processo não houve nenhuma menção se o dinheiro do prêmio da Libertadores foi utilizado para auxiliar o Lyon.
Não quer perder nenhum placar de futebol ou os jogos de hoje? Fique por dentro acessando o site do 365scores: resultado ao vivo, jogos em andamento, classificação atualizada, histórico de confrontos, desfalques e muito mais!
Fonte: 365 SCORES