O ex-presidente dos Estados Unidos Jimmy Carter morreu aos 100 anos neste domingo (29). Ele comandou o país entre os anos de 1977 e 1981, e perdeu a reeleição.
Carter era do Partido Democrata e, antes de ser eleito para a Casa Branca, foi governador do estado da Geórgia –ele era um fazendeiro que se tornou político.
Além de ter sido presidente dos EUA, ele venceu o prêmio Nobel por seu ativismo a favor da paz e dos direitos humanos.
Para os analistas dos EUA, Carter teve mais sucesso como ex-presidente do que no comando da Casa Branca, e ele mesmo afirmou que a vida após o cargo era mais gratificante.
Ele fez campanhas pelos direitos humanos, escreveu livros, construiu casas para os mais pobres com as próprias mãos, deu aulas em escolas dominicais e viajou o mundo para promover a paz.
Carter estudou na Academia Naval dos EUA e chegou a trabalhar em um submarino. Ele foi governador da Georgia duas vezes e também senador antes de ser eito presidente.
Ele se tornou presidente em 1977 ao derrotar Gerald Ford, do Partido Republicano, que na época ainda sofria as consequências do escândalo de Watergate.
Fim da vida
Carter estava em tratamento hospitalar há mais de um ano. Em fevereiro de 2023, a família dele afirmou que o político estava em cuidados paliativos. Sua mulher, Rosalynn, morreu aos 96, em novembro de 2023.
O ex-presidente completou 100 anos em outubro.
Apoio a Joe Biden
Apesar de ter perdido as eleições em 1980, ele continuou publicamente ativo –aos 95, declarou apoio a Joe Biden nas eleições presidenciais de 2020.
Ele escreveu mais de 40 livros. Pouco depois de completar 93 anos, ele se ofereceu para ir à Coreia do Norte para tentar firmar um acordo de paz com os EUA.
Aos 96, ele criticou o Partido Republicano do estado da Georgia, que estaria tentando restringir os direitos dos eleitores.
Ele foi o presidente dos EUA mais longevo de todos os tempos –o segundo foi George H.W. Bush, que chegou aos 94.
É possível que os mercados financeiros dos EUA não abram na segunda-feira –é uma tradição quando morrem ex-presidentes.
Primeiros anos
Carter foi o primeiro presidente dos EUA que nasceu em um hospital (ele é de 1924), filho de um dono de mercearia e fazendeiro com uma enfermeira.
Ele se casou com a vizinha, Eleanor, e foi para a Academia Naval dos EUA.
Fonte: TIMES BRASIL