O indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de estado é a manchete de capa da edição mensal do Brasil de Fato RJ que circula a partir desta sexta-feira (22). O jornal traz informações sobre o relatório final da Polícia Federal (PF) enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF) que indicia também os ex-ministros Braga Netto (Casa Civil e Defesa), Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional) e mais 34.
No editorial ‘Sem perdão para quem ataca a democracia e a nação’, o conselho político do jornal recupera os fatos da trama golpista e cobra punição para o grupo que pretendia manter Jair Bolsonaro na presidência. “Em um país com forte tradição autoritária e baixo respeito às instituições democráticas e ao poder do voto popular, a eventual condenação significará que não há mais espaço para o terrorismo e aventuras golpistas no Brasil.”
:: Leia edição completa do Brasil de Fato RJ – Edição 376 ::
O impresso ainda traz reportagens sobre o G20 Social e a reunião da Cúpula do G20, eventos realizados nos últimos dias no Rio. Matérias abordam o ineditismo da participação de movimentos populares na elaboração de proposições sobre o combate à fome e o enfrentamento das mudanças climáticas. Além disso, o jornal noticia a iniciativa do Tribunal Popular que condenou crimes do imperialismo e da marcha em Copacabana que denunciou o genocídio cometido por Israel e seus aliados na Faixa de Gaza.
O lançamento da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza como exemplo do legado da presidência brasileira no G20 e a atuação da diplomacia brasileira que mostrou força ao conseguir construir um consenso para o documento final da Cúpula também são temáticas tratadas na edição desta semana.
Na editoria de Cultura & Lazer, o jornal dá destaque a uma exposição que retrata acampamentos do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) pelas lentes do fotojornalista Francisco Proner, em cartaz na Centro Cultura Justiça Federal (CCJF). Uma matéria também divulga a Cesta Camponesa do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) que pode ser adquirida por moradores do Rio e de Niterói.
Outro assunto abordado é o evento ‘Circulando – Diálogo e Comunicação na Favela’, que acontece no Complexo do Alemão no próximo dia 30. Por fim, o jornal traz uma matéria sobre o Programa Papo na Laje, produzido pelo Brasil de Fato RJ, que conversou com dois artistas de circo sobre a arte da palhaçaria que coloca o ‘riso e o sonho’ como direitos humanos.
Boa leitura!
Fonte: BdF Rio de Janeiro
Edição: Vivian Virissimo