Começa neste sábado (23), em João Pessoa (PB), o 2° Festival de Cultura Popular Intersindical, evento que tem o objetivo de promover a união sindical, o acesso à cultura e fortalecer a formação política e cultural da classe trabalhadora. Serão três sábados de festival, e a programação inclui curso, oficina e uma festa de encerramento. Toda a programação é aberta ao público em geral.
O Festival é uma iniciativa do Sindicato dos Trabalhadores em Correios e Telégrafos na Paraíba, Empreiteiras e Similares (Sintect-PB), em parceria com a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Câmara Municipal e Prefeitura de João Pessoa e apoio dos sindicatos da Cagepa, Bancários e Ferroviários.
No sábado, às 9h, no Sintect-PB, o curso A Cultura Popular como Instrumento de Mobilização, ministrado pela doutora em Sociologia Jamile Paiva, inaugura a programação do festival. No próximo dia 30, acontece no Sindiágua-PB, a oficina Instagram como Ferramenta de Promoção da Cultura Popular, ministrada por Maria Isabel, produtora cultural e oficineira do Maracatu Nação Pé de Elefante.
“O Festival culmina em uma grande celebração no dia 7 de dezembro, com nove apresentações culturais de trabalhadores sindicalizados e, para encerrar a noite, duas atrações musicais que prometem animar o público”, conta a organização do evento. A festa de encerramento acontecerá no Sindicato dos Bancários, a partir das 17h.
As apresentações culturais dos sindicalizados foram selecionadas por meio de edital. Para sindicalizados, ainda é possível realizar a inscrição de uma proposta artística e integrar a programação do evento. As categorias são Artes Plásticas, Artesanato, Cinema, Cordel, Dança, Fotografia, Humor, Literatura, Música e Teatro. As inscrições ficarão abertas até dia 1º de dezembro. Leia o edital e realize a inscrição aqui.
Com o evento, de acordo com o Sintect-PB, a expectativa é “promover trocas culturais entre artistas, trabalhadores e a sociedade, estreitando os laços entre cultura e política; formar e conscientizar politicamente por meio de cursos e debates culturais, e criar um espaço que celebre a vida, a luta e a diversidade do povo brasileiro, consolidando o festival como um encontro cultural e político. O Sintect-PB convida a todos para celebrar a arte, a cultura e o poder da união sindical!”
Serviço
2° Festival de Cultura Popular Intersindical
Dia 23 (sábado) – Curso A Cultura Popular como Instrumento de Mobilização, ministrado por Jamile Paiva.
Local: Rua Duque de Caxias, nº 105, Centro, João Pessoa (Sintect-PB)
Hora: a partir das 9h
Dia 30 de novembro (sábado) – Oficina Instagram como ferramenta de promoção da cultura popular, ministrada por Maria Isabel.
Local: Avenida Cap. José Pessoa, 89, Jaguaribe, João Pessoa (Sindiágua)
Hora:
Dia 7 de dezembro (sábado) – Festa de encerramento, com shows e premiações
Local: Sindicato dos Bancários
Hora: a partir das 17h
Para mais informações, acompanhe o perfil do Sintect-PB.
Apoie a comunicação popular, contribua com a Redação Paula Oliveira Adissi do Jornal Brasil de Fato Paraíba
Dados Bancários
Banco do Brasil – Agência: 1619-5 / Conta: 61082-8
Nome: ASSOC DE COOP EDUC POP PB
Chave Pix – 40705206000131 (CNPJ)
Fonte: BdF Paraíba
Edição: Carolina Ferreira