A etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) de 2024 foi marcada pelo excelente desempenho da equipe Tech Vikings, representando a Escola Sesi de Naviraí. O time conquistou o prêmio de 2º lugar na modalidade prática resgate, níveis 1 e 2, demonstrando excelência em inovação, colaboração e trabalho em conjunto. O evento foi realizado em Goiânia (GO), de 11 a 16 de novembro.
Com o resultado, a Tech Vikings garantiu vaga em dois torneios internacionais em 2025: o Super Regional das Américas, em abril, nos Estados Unidos, e a RoboCup Brasil, em julho, em Salvador (BA). A RoboCup Brasil é considerada o maior campeonato de robótica e inteligência artificial do mundo.
A vitória foi celebrada de maneira emocionada pelo articulador de educação tecnológica da Escola Sesi de Naviraí, Fernando Luiz Gonçalves.
“Como um dos orientadores dessa equipe, estou com o sentimento de dever cumprido. Trabalhamos de forma intensa para que os alunos desenvolvessem as habilidades necessárias para superar as etapas e chegar tão longe. A dedicação e o empenho dessa equipe são contagiantes. Os alunos nunca dizem não aos desafios, nunca desistem de solucionar um problema enquanto não estiver resolvido”.
O aluno Gabriel Ávalo da Silva, da Tech Vikings, falou do sentimento em subir ao pódio na fase nacional da OBR.
“Foi uma experiência muito especial para mim participar dessa competição, honrando Naviraí e defendendo o time oficial da Escola Sesi. Eu amei viver o nacional e espero que seja a minha primeira vez de várias. Agora o objetivo é fazer uma boa apresentação na fase internacional, representando o Brasil nos Estados Unidos”.
Sobre a Olimpíada Brasileira de Robótica
A OBR é organizada em etapas regionais, estaduais e culmina na fase nacional. Os alunos são desafiados a aplicar conceitos de robótica e programação, estimulando a criatividade e a resolução de problemas. Equipes classificadas têm a oportunidade de representar o Brasil em eventos internacionais, como a RoboCup. Além disso, a OBR oferece premiações como medalhas, bolsas de iniciação científica e certificados de participação.
75
Fonte: Diário do Conesul