Um acidente ocorreu neste domingo (29) no Aeroporto de Muan, no sudoeste da Coreia do Sul, quando um avião Boeing 737-800, operado pela companhia Jeju Air, perdeu o controle durante o pouso e colidiu com um muro, pegando fogo em seguida.
O voo estava vindo de Bangkok, na Tailândia, e tinha 181 pessoas a bordo, incluindo 175 passageiros e 6 membros da tripulação. De acordo com as autoridades, 179 pessoas morreram, e duas sobreviveram, sendo resgatadas com vida.
Causas da tragédia:
- O acidente ocorreu quando o avião, em sua tentativa de pouso, teve uma falha no trem de pouso devido ao impacto com pássaros, conforme relatado pelo controle de tráfego aéreo. Após o aviso de colisão com aves, a aeronave foi autorizada a tentar aterrissar na direção oposta.
- O avião, ao não conseguir aterrissar adequadamente, derrapou pela pista e colidiu com um muro, causando uma explosão. Testemunhas relataram que ouviram um estrondo alto seguido de uma série de explosões e viram fumaça preta subindo no céu.
- O piloto do voo, com mais de 9.800 horas de experiência, estava tentando um segundo pouso quando o acidente ocorreu.
Resgates e investigação:
- Mais de 1.500 equipes de emergência foram enviadas para o local. Até o momento, as autoridades confirmaram que duas pessoas estão sendo procuradas entre os destroços.
- O governo coreano declarou que as causas do acidente estão sendo investigadas, com a hipótese de que o impacto com pássaros tenha causado o mau funcionamento do trem de pouso.
- respostas sobre o que levou à falha do pouso e as explosões subsequentes.
Fonte: TIMES BRASIL